Skip to main content
Plastica Ocular
Plástica Ocular Estética
Plastica Ocular
Plástica Ocular Estética
previous arrow
next arrow

RETIRADA DE EXCESSO DE PELE DAS PÁLPEBRAS E DE BOLSAS DE GORDURAS (BLEFAROPLASTIA)

A Blefaroplastia é uma das cirurgias com finalidade estética mais realizadas na atualidade. A região ao redor dos olhos é uma das primeiras a sofrer com o envelhecimento e isso ocorre pois há uma perda de elasticidade, flacidez e afinamento da pele com o passar dos anos. Além do fator hereditário, o tabagismo, a alergia ocular e a radiação ultravioleta podem contribuir nesse processo. Os tecidos que sustentam a região ficam mais atenuados, o que pode proporcionar o aparecimento de excesso de pele e a percepção de bolsas de gordura proeminentes. 

A cirurgia consiste na retirada do excesso de pele e pode ser acompanhada da remoção de bolsas de gordura proeminentes da região superior e inferior das pálpebras, promovendo um aspecto mais jovial e um olhar mais leve e harmonioso. 

Esse procedimento pode ser realizado em pacientes asiáticos que desejam melhorar o contorno da pálpebra e retirar o excesso de pele, sempre respeitando seus traços étnicos.

Esse tratamento cirúrgico pode ser combinado com outros procedimentos estéticos, quando necessário, com o objetivo de otimizar os resultados. Ressaltamos que as pálpebras apresentam como função principal a proteção e lubrificação da superfície ocular. Por isso, sempre devem ser respeitados os limites da técnica, alinhando a expectativa do paciente com as possibilidades de resultado da cirurgia. Em primeiro lugar, sempre deve estar a saúde dos seus olhos.

Elevação de Supercílio

(Ptose de Supercílio)

O processo de envelhecimento da face faz com que os tecidos sofram alterações involucionais e perda da elasticidade o que pode resultar em queda dos supercílios. Essa anormalidade frequentemente é encontrada associada ao excesso de pele na pálpebra superior e deve ser reconhecida como um fator que contribui para o aspecto de envelhecimento da região periocular. A associação desses fatores pode se tornar severa reduzindo o campo de visão do paciente. Na tentativa de melhorar essa queda do supercílio o paciente utiliza em excesso a musculatura da região da testa podendo levar ao surgimento de dores de cabeça e a formação de rugas.

O tratamento é cirúrgico e pode ser associado com a cirurgia de blefaroplastia deixando o paciente com uma aparência mais leve e jovial.

Retirada de Mancha de Gordura na Pálpebra

(Xantelasma)

O xantelasma é uma lesão benigna que pode ocorrer na região da pálpebra. A apresentação clínica dessa doença consiste em placas amareladas localizadas principalmente no canto interno das pálpebras superiores e inferiores. A cor amarelada dessas lesões é referente ao acúmulo de gordura nos tecidos da pele. Essa patologia pode ocorrer em pacientes com níveis normais de colesterol, mas em alguns casos pode estar associada a desordens do metabolismo lipídico e aumento do colesterol. A escolha do tratamento depende do tamanho da lesão. Dentre as opções terapêuticas existe a remoção cirúrgica, aplicação de laser e ácidos.

Toxina Botulínica

O uso da toxina botulínica para fins estéticos ajuda a suavizar as rugas dinâmicas e prevenir a formação das estáticas. Pode ser aplicada principalmente na região da testa, entre as sobrancelhas e nas rugas ao redor dos olhos. A substância presente na toxina promove um relaxamento dos músculos no local aplicado, amenizando as linhas de expressão do rosto. O resultado desejado se inicia em 2 a 3 dias e tem duração em média de 4 a 6 meses. O efeito pode variar de acordo com o organismo de cada paciente.