Vias Lacrimais
Vias Lacrimais
Doenças das Vias Lacrimais

OBSTRUÇÃO DAS VIAS LACRIMAIS

O excesso de lágrima é uma queixa que pode estar presente em pacientes de todas as idades e pode ser causada pelo aumento da secreção ou por deficiência da drenagem. Quando se trata da dificuldade de escoamento, umas das causas pode ser a obstrução das vias lacrimais. Essa estrutura é responsável pela condução da lágrima até a fossa nasal.

A queixa principal do paciente é a percepção de aumento do volume lacrimal que pode ser acompanhado de secreção. Esse fluxo de drenagem é essencial para limpeza e conforto ocular. Para um tratamento eficaz, é necessário fazer uma avaliação oftalmológica detalhada, podendo incluir a sondagem e irrigação das vias lacrimais, descartando outras patologias que podem cursar com queixa semelhante. Assim, é possível definir uma terapêutica mais adequada. A cirurgia de dacriocistorrinostomia pode ser realizada para casos em que constatamos obstrução baixa da via lacrimal, permitindo uma nova via de drenagem para as lágrimas. Isso permite a melhora da queixa de lacrimejamento e alívio sintomático aos pacientes.

Crianças com Lacrimejamento e Secreção Constante

(Obstrução Congênita de Vias Lacrimais)

A obstrução congênita da via lacrimal pode ocorrer por diversas causas. Os pais relatam história de lacrimejamento constante com secreção e cílios grudados logo nos primeiros meses de vida. Essa obstrução pode  ocorrer pelo bloqueio de uma membrana que liga a via lacrimal baixa à cavidade nasal. A maioria das obstruções congênitas sintomáticas do ducto lacrimonasal se resolve no primeiro ano de vida.

Existem diversas modalidades terapêuticas, mas a primeira escolha é a realização de massagem no canto interno com boa probabilidade de resolução. Essa massagem deve ser orientada pelo oftalmologista.

Outros Casos

SONDAGEM E IRRIGAÇÃO DE VIA LACRIMAL

Consiste em um exame que auxilia o oftalmologista a verificar se existe obstrução da via de drenagem lacrimal e pesquisar a localização da obstrução, ajudando a escolher o tratamento mais eficaz para cada caso.

INFECÇÃO DO SACO LACRIMAL (DACRIOCISTITE)

O saco lacrimal pode ficar inflamado por diversas causas, mas a principal está relacionada com a obstrução das vias lacrimais. Essa obstrução impede que ocorra uma drenagem adequada das vias lacrimais para cavidade nasal. Com isso, ocorre um represamento crônico da lágrima e infecção secundária.

O paciente se queixa de vermelhidão, dor e inchaço no canto interno da pálpebra, próximo ao nariz. O tratamento consiste em retirar o paciente da inflamação aguda para posteriormente programar a cirurgia. A maioria dos pacientes, mesmo após a melhora do quadro de inflamação, continua com queixa de excesso de lágrima e pode fazer episódios de infecção recorrente.

FERIDAS E CORTES NA REGIÃO DO CANAL LACRIMAL (TRAUMA DE VIAS LACRIMAIS)

A maioria dos traumas de vias lacrimais ocorre por laceração direta ou por tração palpebral. Dentre os ferimentos por laceração direta, podemos citar os de causa secundária a mordida canina.

O reparo da via lacrimal deve ser feito assim que possível de preferência nas primeiras 48h após o dano. A cirurgia é delicada e requer um profundo conhecimento da anatomia local.